Chicken Shooter
Chicken Shooter consiste num shooter, 3D, em primeira pessoa, com movimento estático, passado num parque de diversões. Numa banca, a pessoa que joga é desafiada a disparar em galinhas de peluche que andam pelo ecrã.
-
Acessibilidade:
O jogo destina-se a qualquer pessoa que queira jogar, porém, foi desenvolvido para ser acessível a pessoas com Deficiência Intelectual com elevada necessidade de suporte e uma diversidade funcional que possibilite a utilização autónoma de pelo menos uma das mãos. A complexidade do jogo é ajustável a cada pessoa.
-
Estimulação:
Jogos deste género (first-person shooter) parecem apresentar num conjunto de factores associados à cognição, com destaque para a memória de trabalho e controlo inibitório (Colzato et al., 2013).
-
Colaboração:
-
Créditos:
Autores | Rita Saraiva, Lucas Viana, Guilherme Saturno.
Coordenação | Carla Sousa, Hernani Pawlick, José Carlos Neves.
Controlo de qualidade | João Frade. -
Contacto apoio técnico:
José Carlos Neves
josecsn@ulusofona.pt
Carla Sousa
carla.patricia.sousa@ulusofona.pt
-
Ficheiros para downloadObs: em Windows é necessário extrair os ficheiros como indicado aqui.
-
Licença:
-
Informação adicional:
Chicken Shooter foi desenvolvido com base nos interesses e preferências apresentados pelas pessoas com Deficiência Intelectual que participaram no processo de desenvolvimento*. Participar em todo o processo e jogar o jogo apresentou impacto ao nível do empowerment e de variáveis associadas ao bem-estar destas pessoas (Sousa, Neves, & Damásio, in-press).
*O processo de desenvolvimento e playtesting inicial foram levados a cabo com o apoio da Associação de Pais e Amigos de Deficientes Profundos, em particular de 14 pessoas do seu Lar Residencial e Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI).