Skip to main content

Minigolf Extravaganza

Minigolf Extravaganza é um jogo em ambiente 3D que explora o imaginário do mini-golfe em três ambientes distintos: parque, espaço e medieval. Como num jogo de minigolfe, quem joga deverá introduzir a bola no buraco colocado no final de cada percurso com o menor número possível de pancadas, ajustando da melhor forma a direção e força da mesma. Os ambientes e respectivos percursos vão sendo disponibilizados à medida que se chega ao fim dos desafios.
  • Acessibilidade:

    O jogo foi desenvolvido através de uma metodologia previamente explorada para fomentar o envolvimento entre a universidade e a sociedade civil no desenvolvimento de recursos jogáveis e voltados para a inclusão (Sousa, & Neves, 2023). Assim, pretendeu-se garantir que o jogo, podendo ser jogado por todas as pessoas, é particularmente acessível às que têm deficiência intelectual, através de playtesting sistemático e metodologias participativas (Neves et al., 2024).

  • Estimulação:

    O jogo não foi desenvolvido tendo em conta objetivos de estimulação específicos. A sua premissa baseia-se no incremento da acessibilidade como forma de inclusão cultural de diferentes públicos, através do jogo e do bem-estar, baseado nos processos criativos participativos (Sousa et al., 2022). No entanto, jogos digitais similares foram anteriormente estudados em relação aos seus potenciais impactos em competências visuomotoras (Li et al., 2016).



  • Ficheiros para download
    Obs: em Windows é necessário extrair os ficheiros como indicado aqui.

  • Licença:
  • Informação adicional:

    Minigolf Extravaganza foi desenvolvido com base nos interesses e preferências apresentados pelas pessoas com Deficiência Intelectual que participaram no processo de desenvolvimento*. Participar em todo o processo e jogar o jogo apresentou impacto ao nível do empowerment e de variáveis associadas ao bem-estar destas pessoas (Sousa, Neves, & Damásio, in-press). 

*O processo de desenvolvimento e playtesting inicial foram levados a cabo com o apoio da Associação de Pais e Amigos de Deficientes Profundos, em particular de 14 pessoas do seu Lar Residencial e Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI).

Cubo de Formas